Manaus ofertará imunizantes para atualizar calendário vacinal de crianças e adolescentes

A ação faz parte da Campanha Nacional contra a Poliomielite e de Multivacinação, que ocorrerá até o dia 9 de setembro

A partir desta segunda-feira (8), serão ofertados os 18 imunizantes que compõem o calendário, para crianças e adolescentes que estão com o calendário básico de vacinação incompleto vai ser intensificado. A ação faz parte da Campanha Nacional contra a Poliomielite e de Multivacinação, que ocorrerá até o dia 9 de setembro.

Leia mais: ‘Sabadão da Saúde’: Manaus vai ofertar em todas as zonas distritais vacinas, exames e consultas

Promovida pelo Ministério da Saúde em todo o país, a campanha visa reverter o atual cenário de baixa cobertura vacinal e impedir o retorno de doenças imunopreveníveis já erradicadas.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a oferta dos 18 imunizantes que compõem o calendário básico será reforçada nas 171 salas de vacinas, das 8h às 17h, e também em postos volantes que serão montados semanalmente nas unidades básicas de pequeno porte, conhecidas como “casinhas”.

Todos os endereços estão disponíveis no site da Semsa (semsa.manaus.am.gov.br) e no link bit.ly/salasdevacinamanaus.

Leia mais: Poliomielite selvagem preocupa países com baixa cobertura vacinal

As crianças e adolescentes devem estar acompanhados dos pais ou responsável, portando documento de identificação, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e o cartão de vacina.

Proteção

Segundo a diretora do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica da Semsa (Devae), Marinélia Ferreira, a vacinação tem contribuído para o avanço na erradicação da poliomielite e na eliminação de doenças imunopreveníveis, como a rubéola e a Síndrome Rubéola Congênita (SRC). Apesar disso, a redução da cobertura vacinal observada nos últimos cinco anos contribuiu para a reintrodução do vírus do sarampo no Brasil e pode gerar o reaparecimento de outras doenças.

Fonte: Prefeitura de Manaus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *