Ex-governador é excluído de lista do Pros e tentará candidatura avulsa

A ata reúne os candidatos aprovados em duas convenções promovidas por dois presidentes.

Considerado “traidor” pelo grupo do atual presidente nacional do Pros, Eurípedes Júnior, por se unir ao ex-presidente Marcus Holanda, que ficou no cargo até 31 de julho, o ex-governador do Amazonas José Melo de Oliveira, de 75 anos, ficou isolado no partido e tentará candidatura avulsa ao cargo de deputado estadual.

No último sábado sábado (13), Melo recorreu ao TRE-AM (Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas) contra a direção estadual do Pros, pois o nome dele não foi incluído em uma terceira ata elaborada pelo diretório estadual do partido na última sexta-feira (12). A ata reúne os candidatos aprovados em duas convenções promovidas por dois presidentes.

No dia 4, sob presidência de Edward Malta, o Pros promoveu a convenção que lançou apenas dois candidatos ao cargo de deputado federal: o próprio Malta e Fátima Mello. Neste evento, ficou decidido que o partido apoiaria a candidatura do ex-vice-governador Henrique Oliveira (Podemos) a governador.

No dia 5, a sigla promoveu outra convenção, presidida por Osvaldo Cardoso Neto. Na ocasião, o partido lançou 23 candidaturas ao cargo de deputado estadual, incluindo a de Melo, e nove ao cargo de deputado federal. Além disso, os filiados decidiram apoiar a candidatura do ex-governador Amazonino Mendes (Cidadania) a governador.

Na sexta-feira (12), houve a terceira convenção, fora do prazo previsto na legislação eleitoral. Na ata assinada por Malta, constam nove candidatos a deputado federal e 22 a deputado estadual. O partido reuniu os candidatos aprovados nas duas convenções anteriores, mas excluiu três nomes da convenção do dia 5, entre eles o de Melo.

Apesar de ter recorrido ao TRE, a defesa de Melo afirma que ele tem direito de pedir o registro de candidatura avulsa, pois o nome dele consta na ata da segunda convenção, realizada no dia 5 de agosto. Nesse caso, ele só poderá pedir o registro após o TRE-AM publicar o edital com a lista de candidatos enviada pelo partido.

FONTE: AM Digital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *