Dia Mundial do Doador de Sangue: Saiba a importância de se tornar doador

O Dia Mundial do Doador de Sangue é comemorado hoje, 14 de junho. Uma bolsa pode salvar até 4 vidas.

O Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado nesta terça-feira, 14 de junho, traz a reflexão sobre a importância da doação para os hemocentros brasileiros e do mundo. Em Manaus, a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) é um instituto de coleta e tratamento de doenças do sangue, onde diariamente diversas pessoas comparecem para realizar suas doações, seja para alguém específico ou para o banco de sangue geral. 

Para que serve o sangue doado?

A doação é feita para ajudar pessoas que estão em tratamento do câncer de sangue. Ajuda também pessoas que sofreram acidentes graves e precisam de transfusão com urgência; e também dá suporte aos que realizarão cirurgias, momento em que é obrigatório a apresentação das bolsas de sangue necessárias. 

Resultado

Uma bolsa de sangue doada por uma pessoa pode alcançar e salvar até quatro vidas. Cada bolsa doada é utilizada de forma integral e se torna muito útil àqueles que necessitam de sangue. Muitas vezes, os hemocentros ficam em estado crítico, com bancos de sangue desfalcados. Nesse momento, é importante a solidariedade bem como a doação. 

Como doar?

O voluntário que se propõe a doar sangue precisa estar dentro de alguns critérios essenciais como: estar em perfeitas condições de saúde; não ter bebido, ou fumado na noite anterior; ter no mínimo 16 anos (nessas condições indo com os pais ou autorização legal) e no máximo 69 anos; ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior, dentre outros. Além disso, é importante observar outros fatores os quais são respondidos em uma ficha de doação e também passando por uma entrevista com o profissional, que aprovará ou não a doação dependendo das condições.

Processo:

Ao chegar ao hemocentro, ou especificamente o de Manaus, Hemoam, o doador deve se dirigir à recepção com o documento original e com foto, de preferência o RG, e realizar o seu cadastro (se for a primeira vez). Na ficha, são necessários também CPF, endereço, CEP, email, telefone e data de nascimento. 

Após esse momento inicial, o doador recebe uma filha e se dirige ao balcão onde será feito o teste de anemia. Logo após, o voluntário aguardará a chamada para ir à entrevista, onde passará pela análise do profissional, respondendo às perguntas cruciais. 

Passando pela entrevista, o doador estará apto a doar e deverá aguardar a chamada para a sala de coleta. O doador aguardará na sala de espera e receberá um suco. A doação dura em torno de 5 a 7 minutos e, logo após, o doador recebe um lanche. Importante ressaltar que qualquer reação diferente logo após a doação deve ser relatada imediatamente aos enfermeiros. 

Homens podem doar 4 vezes no ano, e mulheres, apenas 3 vezes. O Hemoam funciona de segunda a sábado, das 7h da manhã às 18h. 

Benefícios:

Além de haver o maior benefício que é o amor e a solidariedade semeados, o doador tem alguns benefícios. Após a terceira doação, o doador pode solicitar sua carteirinha de doador, onde serão marcadas as demais doações e que lhe dá direito a benefícios como a meia entrada em eventos esportivos e de entretenimento na cidade, baseada em lei municipal. Além disso, o doador tem o completo acompanhamento dos médicos do Hemoam, e pode, uma vez por ano, realizar exames de check up no hemocentro.

Doe sangue, doe vida! O Hemoam precisa de você!

TEXTO: Rodrigo Falcão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *